terça-feira, janeiro 29, 2013

Trilogia 50 tons de cinza e outros censurados no Rio




Os livros de tema erótico de E. L James viraram um fenômeno mundial, com pilhas e pilhas de exemplares da trilogia "50 tons de cinza" logo nas entradas das livrarias...
Isso causou um belo desconforto na justiça de Macaé, Rio de Janeiro, que decretou o recolhimento de todos os livros dos "50 tons" como também outros de mesmo conteúdo que estivessem SEM LACRE. A ordem expedida pelo juiz Raphael Baddini de Queiroz Campos tem como base  no artigo 78 do Estatuto da Criança e do Adolescente
O motivo é óbvio: proteger crianças e adolescentes de ler coisas inadequadas para a idade. 

Porém, críticas a favor ou contra é o que não falta pela internet. Uns defendem que o estado não deve se meter no que a pessoa quer ou não quer ler, outras dizem estar certo.
Bom, eu sou do tipo que apoia plenamente o lacre desses livros, afinal, as pessoas devem ser avisadas sobre o que vão ler nessas páginas (já que nem a sinopse que encontramos atrás, contém algo que revele o seu tema erótico). Eu, por exemplo, no começo não sabia nem do que se tratava, apenas via metros e metros de filas nas livrariam em que a cada 10 pessoas, 8 estavam comprando um dos livros dessa trilogia. E isso me intrigava... O nome era interessante, a capa também!  Tive que pesquisar e só assim descobri como era. Infelizmente muita gente não se dá ao trabalho de procurar sobre e acaba comprando no impulso! Exatamente do mesmo jeito que funciona a censura de filmes, esses livros podem conter os mesmos conteúdos com sexo explícito.  E é aí que entra o lacre!!

Lembrando de que não se está proibindo a comercialização, mas sim impedindo que qualquer um fique folheando por aí com facilidade...
Contudo, isso aguçou a curiosidade das pessoas e as vendas nas livrariam aumentaram! É como diz o ditado: "O que é proibido é mais gostoso"

50-tons-de-cinza

Bom, pelo menos as livrarias ganharam alguma coisa em troca...
E você ?? O que acham de tal atitude ??



4 comentários:

  1. Cara, eu concordo contigo. Contanto que tenha o lacre, tudo bem. Até porque as crianças hoje em dia leem coisas muito piores pela internet na maior facilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que deveria acontecer coisas do tipo no país inteiro! Conheço meninas que mentiram para os pais dizendo que era apenas um romance bobinho quando foram comprar o livro. Então, estando lacrado e com o aviso, o "problema" passa para os pais, decidindo se deixarão ou não que seus filhos leiam tal coisa.

      Excluir
  2. Eu confesso que ainda não tenho opinião formada...
    Sei lá, vejo tanta cenas em novelas, por exemplo, que as crianças e os adolescentes não deveriam ver...

    Um beijo,

    http://algumasobservacoes.blogspot.com/
    http://escritoshumanos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o problema não está só nos livros. Na internet se acha coisas piores facilmente... mas acho bom pelo menos para deixar claro o que a pessoa vai ler (assim como os quadradinhos coloridos dos filmes e novelas com a censura)

      Beijoo ^^

      Excluir