terça-feira, janeiro 01, 2013

The 39 clues: Você topa ou não topa ? (Mah Oe)




Sabe quando o Silvio Santos (Ma OE) perguntava para os participantes daquele Topa ou não Topa se eles queriam trocar a maleta que tinham escolhido por alguma outra, e no final eles poderiam sair com 1 milhão ou 1 real ? Pois é... 

The 39 clues é uma coleção de 10 livros escritos por autores diversos que começa basicamente com essa ideia do Tio Silvio. 
A história começa com Grace Cahill deixando um testamento para o restante da família. Este testamento, porém lança um desafio: a primeira pista de 39 que pode levar ao maior segredo do mundo ou 1 milhão de dólares já garantidos. 
Amy e Dan, como todo orfão adolescente e transgressivo (oi?) desobedecem a ordem da Tia avó megera e escolhem sair pelo mundo buscando pistas por algo que eles nem sabem o que é exatamente. E eles não são os únicos... mais 6 equipes da família partem na mesma busca pelo restante das pistas.
Então você pensa: uhul, ajuda familiar! Mas não. O ser humano é egoísta, ainda mais na família Cahill, separada em 4 clãs inimigos, compostos por pessoas muito poderosas e famosas, que lutam por esse segredo a séculos. E bom, como você deve imaginar, eles tentam prejudicar um ao outro a todo tempo. 

O enredo é simples, os personagens não são tão profundos (já que esse não é o objetivo da história) mas ainda sim é bem interessante! Durante os livros você vai se deparando com vários fatos históricos, curiosidades reais misturadas com a ficção do livro, numa narrativa super leve e gostosa. 
Digamos que são livros para se ler em um dia, já que não são nada cansativos e muito rápidos de ler, além de fininhos. 

A coleção já está completa aqui no Brasil, com os nomes: 
- O labirinto de ossos, Rick Riordan  (sim, o autor de Percy Jackson! (:   ) 
- Uma nota errada, 
- O ladrão de espadas, Peter Lerangis 
- Além do túmulo, Jude Watson  (meu favorito ^^ )
- O círculo negro, Patrick Karman 
- Nas profundezas, Jude Watson 
- Ninho de cobras, Peter Lerangis
- O código do imperador, Gordon Korman
- Alerta de tempestade, Linda Sue Park 
- O último desafio, Rick Riordan


Obs: essa é a primeira coleção, ou seja, existe uma outra coleção, continuação dessa, com uma previsão de mais 7 livros. Ainda não li então não posso falar nada por enquanto, mas é o mesmo tipo de narrativa e basicamente a mesma ideia, com pistas, famílias poderosas e tudo mais. Já foram lançados alguns livros dessa segunda coleção aqui no brasil. Se quiser mais informações é só entrar nos sites: 

Book Trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário