terça-feira, fevereiro 05, 2013

Trust/Confiar

Uma coisa que sempre acontece comigo é quando estou assistindo ao jornal durante o almoço ou à noite e começa a passar uma matéria sobre os perigos da internet: Pedofilia, exposição excessiva da vida pessoal em redes sociais... E mesmo assim não faltam casos de crianças e adolescentes que caem nas mãos de pessoas perigosas fingindo ser outras na rede.


Esse é o caso do filme Trust (ou confiar, em português). Através da direção de David Schwimmer (o personagem Ross, em Friends), ficamos sabendo da vida de Annie (Lianna Liberato), que se envolve com um pedófilo. 

Annie é uma garota de 14 anos que começa um relacionamento por computador com um garoto chamado Charlie (personagem de Chris Henry Coffey), que inicialmente diz ter 16 anos. Ela começa a expor sua vida confiando incondicionavelmente no meu "amigo virtual", contando sobre sentimentos que nem mesmo seus pais ( Clive Owen e Catherine Keener) imaginariam. Porém, tudo sai do controle quando ela decide marcar um encontro com Charlie sem o consentimento da família e descobre que na verdade ele não tinha 16 anos, mas sim quase o triplo da sua idade. A garota, envolvida, apaixonada e manipulada o suficiente para não se afastar do homem e nem agir como vítima, deixa o pior acontecer, deixando o drama se alastrar por toda a família e amigos. 


É um filme um pouco pesado, que te joga realidade na cara do começo ao fim. A personagem de Lianna, a qual na minha opinião atuou incrivelmente bem, é infelizmente muito criticada por grande parte dos espectadores pelo seu comportamento que dão raiva em qualquer um. Apesar de tudo, compreendo perfeitamente suas atitudes (que por incrível que pareça, pode ser muito mais comum do que se imagina), mostrando todas as ilusões e decepções da garota, que se recusa a entender que foi estuprada. 


Mas o que eu mais gostei foi o final, que surpreende por estarmos acostumados com um filme "happy end". Foi simplesmente perfeito para esse filme!!!! 



É bem o tipo de filme que se meus pais tivessem assistido, eu não estaria aqui agora... haha. Mas mesmo assim, me deixou um aviso para tomar mais cuidado com o que se faz pela rede. Um aviso bem perturbador '-' 



Informações adicionais:


Título Original: Trust
Ano de Produção: 2010
Direção: David Schwimmer

Roteiro: Andy Bellin e Robert Festinger

Elenco: Liana Liberato, Clive Owen, Catherine Keener, Jason Clarke, Viola Davis, Chris Henry Coffey, Spencer Curnutt, Aislinn DeButch, Noah Emmerich, Olivia Wickline, Zoe Levin, Zanny Laird, Yolanda Mendoza, Shenell Randall, Ruth Crawford, Marty Bufalini e Tristan Peach
Cotação: 4 Stars

2 comentários:

  1. Eu já vi esse filme também. Achei a menina bem burrinha, pra quem tem 14 anos nos dias atuais, mas não consigo eliminar a parcela de culpa dos pais. Eles se importaram em ser apenas superprotetores, mas não acho que deram uma real orientação pra ela.
    E cara, ela marcou um encontro sem sequer ter visto o ~~carinha~~ pela câmera. Tudo bem que até isso conseguem simular hoje em dia, mas né --' Infelizmente, sabemos que apesar de toda a informação que se tem hoje em dia, coisas como essa continuam acontecendo :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha primeira reação enquanto eu assistia era chamar a garota de burra também, mas depois parei pra pensar que é até uma atitude compreensível. Por exemplo: tenho uma amiga que levou um menino que conheceu pela internet na casa dela, sem nunca ter visto ele pessoalmente. Felizmente ambas as partes não estavam mentindo sobre quem era e tudo mais e nada ocorreu mal.
      Mas é muito triste saber que essas acontecem mais do que imaginamos. Fiquei com dó da garota no filme, apesar de tudo...
      Beijos ^^

      Excluir