terça-feira, fevereiro 12, 2013

Guerra dos tronos, de George R.R. Martin



Puxa, demorei para terminar esse!!  (escola, sua maldita comedor a de tempo!! por que inventei de ler enquanto estava em aula ? =\ - créditos também para a preguiça ). Considero uma superação pessoal, já que George Martin proporcionou para mim o maior livro que já li durante os meus 15 anos de vida. Por enquanto...

Dizer qualquer coisa sobre o que este livro se trata é difícil! É tudo muito complexo e cheio de detalhes. Então vamos ao básico:

Para quem não sabe, "Guerra dos tronos" é o primeiro livro da coleção "As crônicas de gelo e de fogo" que tem um planejamento de sete livros no total (5 já lançados no Brasil), todos lançados pela editora Leya.
Primeiramente temos que falar sobre a aparência. Por que ? Bom, digamos que o livro é megap*taqueparivelmente grande, com quase 600 páginas e fonte de texto pequena (acostume-se, a cada livro elas aumentam haha)  com zilhões e zilhões de personagens com nomes estranhos que, pelo menos no meu caso, pela dificuldade de pronunciar ou decorar o nome certo deles, na metade do livros eu estava inventando apelidos mais fáceis para a sua pessoa (fulano é "o coiso", ciclano é o "treco feio", a outra é a "menina de tal lugar"... ). Acredito eu que nem o próprio autor sabe o nome de todos haha.

Um aspecto que achei bem legal é que a história é narrada em 3ª pessoa, porém, cada capítulo do livro tem como foco um personagem diferente (dos principais). Então, não importa se o capítulo anterior acabou com uma cena em tal lugar com um personagem x, já que o próximo pode começar com um personagem totalmente diferente em uma paisagem bem distante.

A esquerda o mapa de Westeros que fica na primeira folha do livro
e a direita o presente que a cachorra da minha tia fez pra mim =\ 

Já no conteúdo... É um livro de temática fantástica que conta (basicamente) a história de Westeros e Essos e toda a trama envolvida entre famílias poderosas... Tudo se passa mais ou menos no ano de 298, onde reis, rainhas e vassalos brigam pela posse do trono após a morte do Rei Robert Baratheon. Uma curiosidade é que Martin se inspirou na Guerra das Rosas (disputa que ocorreu lá pelo século XV pelo trono inglês, entre as famílias York e Lancaster).
Uma coisa que podemos enfatizar nessa história é que as estações do ano no livro são apenas duas: O inverno e o verão. Porém cada  uma pode durar décadas.


Se a história já é complexa, imagina os personagens... Eles não tem aquela visão maniqueísta, quando um personagem bom, é sempre bom e o mal, é sempre mal! E essa é uma das melhores qualidades de Guerra dos Tronos. Eles são bem "humanos". Erram, traem, fazem sexo e também as suas necessidades normais. É exatamente um dos aspectos pelo qual muitos leitores consideram Martin um autor de uma série muito mais incrível do que Tolkien criou em "Senhor dos anéis" e toda aquela idealização...
Um dos personagens mais intrigantes para mim é o Lorde Baelish (também apelidado de Mindinho). Ele é dono de um bordel e defende seus interesses a todo custo, mentindo, traindo... Então nunca sabemos exatamente se ele diz a verdade ou não. Outra prova dessa característica anti-idealizada é o Eddard Stark (ou Ned), que por mais leal e justo, tem um filho bastardo, Jon Snow.
Insisto em dizer que precisamos de um pouco de atenção com o nome, que as vezes, um mesmo personagem pode ter vários apelidos (e isso confunde um pouco... Demorei pra perceber que o Mindinho era a mesma pessoa que o Lorde Petyr Baelish)
E não se apegue tanto a eles. Martin é assassino sem coração que vai dizimar todos os personagens que você mais gosta :
exatamente assim! haha 


Para ser sincera, achei algumas partes (do meio dos capítulos) um tanto paradas, e me dava um pouco de tédio, maaaas, em compensação, todos os finais desses, eram tão empolgantes que eu simplesmente não conseguia largar o livro e seguia para o próximo.

Não podemos esquecer também que a história é cheia de "monstros" e criaturas estranhas, como "os outros", dragões e corvos de 3 olhos.

Bom, se você não curte muito livros e prefere só visualizar a cena pronta, existe o seriado. Muitos já devem conhecer essa produção da HBO "Game of thornes".
Me interessei pelo livro ao assistir os primeiros episódios. Infelizmente, cada temporada possui apenas 10 episódios, porém, ao meu ver, parecem pequenos filmes que assistimos toda semana, de tãoo bem produzidos e escritos.
Acho que ela também ajuda a visualizar coisas que as vezes podemos não entender tão bem no livro, ou até mesmo conseguir decorar o nome do personagem enquanto lemos, já que associamos o seu nome com a imagem do ator na série.
Claro que não podemos comparar um livro com uma produção cinematográfica. O livro é, na maioria das vezes, muito melhor. Porém, achei até que eles foram bem fieis com a maioria das cenas que aparecem na série. É lógico que sempre ficam muitas partes de fora, afinal, são livros imensos e complexos em apenas 10 episódios de 50 min. cada.

Recomendo muuuuito a leitura. O autor escreve incrivelmente bem, te jogando dentro da mente dos personagens de modo inacreditável.
Estou até sentindo falta de quando estava lendo... Bom, pelo menos eu ainda tenho mais 6 para ler ;D


O meu único medo, e dos os leitores e fãs da coleção, é que o autor morra antes de terminar de escrever! Acha que eu estou  exagerando ?? Para você ter noção, o primeiro livro foi lançado em 1996!!!! Em resposta as súplicas e reclamações de fãs pela demora, Martin respondeu que "não vive apenas desse livro!! ele tem outras coisas para fazer e escrever..."
O próximo livro, ou seja, o sexto, está previsto apenas para 2014.

Aos curiosos e perdidos leitores, a Super Interessante lançou uma revista falando apenas das crônicas, contando curiosidades e organizando as ideias expostas nos livros.


E aí, alguém já leu algum dos livros ?? Comente o que achou... ;D

8 comentários:

  1. A cada dia quero ainda mais ler as Crônicas de Gelo e Fogo. Mas por conta de tempo e outras coisas para ler, vou sempre deixando para depois. Espero ler ao menos dois até o final do ano.

    Bjoss
    http://monopapo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de ler... Arranje um tempinho - mesmo que pequeno - que você não vai se arrepender!! É ótimo!!!!!

      Beijos ^^

      Excluir
  2. Respostas
    1. Conheci mesmo do que se tratava, depois que vi a série...
      É simplesmente incrível!! ^^

      Excluir
  3. Adorei a resenha!
    Beijos, sucesso!
    https://pandainvertido.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser ótimo,eu sempre quis ler <3 Me lembra : Sangue e Gelo

    Beijinhos,já estou seguindo ;)
    Lia ¨
    www.limaoealecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir